terça-feira, 5 de abril de 2011

Biografia

Boa tarde!!!

Quando narramos um texto sobre nossa vida ou sobre a vida de alguém, estamos escrevendo um texto Biográfico.Geralmente é escrito depois da morte de alguém, mas hoje já encontramos textos biográficos escritos com seu autor ainda vivo. Olhem por exemplo a Biografia de Carlos Drummond de Andrande:

          "Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
          Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil."

         Algumas informações importantes para você colocar no seu texto biografico seria:
* Nome completo
* Local e data de nascimento
* Origem familiar e como era sua infância
* Onde estudou e como era na escola.
* Algumas curiosidades que achar interessante colocar.

Atividade Bônus: Agora que ´já revisamos o que é uma biografia, que tal escrevermos uma autobiografia? Você´deverá narrar sua história como se já tivesse 80 anos e relembra-se de tudo que já viver...

BOA SORTE

Beijos!!!

Mas lembre-se seu texto deve ser narrativo, ou seja, você contando a história!