segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sugestões importantes para composição da Redação

          Vamos agora falar sobre algo importante e que preocupa muitos alunos: a redação. É preciso ter em mente que escrever é um treino, para alcançar o objetivo de redigir bem e compreender textos é preciso exercitar constantemente. Para conseguir argumentos, por exemplo, é necessário ler bons livros, inclusive clássicos, revistas, jornais, assistir a noticiários na TV, ouvir rádio, consultar a internet (jornais eletrônicos e sites de educação são uma boa pedida).
          A redação se dá a partir de algum tema de ordem social, científica,  cultural ou política da atualidade, precisa ter começo, meio e fim. É estruturada em forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo ( não é para escrever em versos ou fazer poesia ), ou seja, ao mesmo tempo em que explica,  propõe, analisa e desenvolve uma situação-problema, também persuade o leitor com argumentos consistentes. Entender a proposta do tema é o ponto de partida para sua redação.
          Você encontrará geralmente textos-estímulos que servirão para ajudá-lo na escrita. A partir da proposta terá de organizar ideias, associá-las com fatos importantes e com leituras feitas ao longo de sua vida. Não se podem copiar trechos deles ( no máximo  fazer alguma citação e é preciso usar aspas, mas evite), nem de outras partes da prova para compor a sua redção; os textos motivadores são apenas para auxiliá-lo(a) a fazer uma reflexão sobre o tema.
          Para propor soluções na sua redação é preciso ter leituras diversificadas de várias áreas do conhecimento, como já foi mencionado, e observar o cotidiano e as coisas que acontecem ao seu redor e na sociedade. O texto final deve ser claro, simples, impessoal (não use a primeira pessoa do singular nem a terceira do plural - eu, nós), não deve ser opinativo ( nada de "achismos", tem que ser consistente nos argumentos), mas respeitar os direitos humanos, ser conciso e coeso. Já explicaremos isso logo adiante.
          Então fique atento ao que está acontecendo. Saber argumentar bem, ter leituras boas e informativas, utilizar o português formal e sem gírias, empregar letra legível ( cursiva ou de forma ) e diferenciar maiúsculas de minúsculas, não usar o "internetês" ("pq","vc", "naum"), ter cuidado com uso recorrente de palavras estrangeiras, não usar gerundismo ("vou estar escrevendo", por exemplo). Faça um rascunho do texto, se achar necessário, e coloque o título de seu trabalho por último para facilitar a escolha.